quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Televisão tome muito cuidado

  
Todo cuidado é pouco quando o assunto é a programação televisiva. Com valores contrários ao que diz a Bíblia, ela, aos poucos e silenciosamente, tem destruído núcleos familiares com a propagação de conteúdos efêmeros, vazios e, muitas vezes, promíscuos.




Se até há alguns anos a sala da casa era ponto de encontro de toda a família para momentos de diversão na frente da televisão, hoje isso está cada vez mais escasso. Não pela falta de programas ou pela precariedade de tecnologia. Ao contrário, é crescente o desenvolvimento de recursos tecnológicos, até com TVs em três dimensões, e também de novos seriados, novelas, programas de entrevista, de humor e de desenho na televisão brasileira.

O problema, na verdade, está no fato de que é cada vez menor a probabilidade de a família inteira poder assistir junta a um mesmo programa por causa do conteúdo que será passado. Pais e mães conseguem, na atualidade, reunir os filhos para assistir a um quadro humorístico sem que as crianças ouçam imoralidades? Há alguma novela que não mostre cenas de nudez, que não incite ao homossexualismo, à violência, à mentira e à traição conjugal?

Devagar e silenciosamente, o diabo tem usado a televisão como uma de suas principais armas para invadir e destruir as famílias e seus valores. Princípios bíblicos são tantas vezes derrubados nos programas televisivos que muitos deles já são considerados "coisas do passado" por muita gente. Como cristãos, como podemos aproveitar essa mídia sem que ela aniquile de vez os mandamentos de Deus? Será que isso é possível? Conseguimos preservar as nossas famílias mantendo a TV ligada ou o ideal seria retirar o fio da tomada?
"Acredito que 90% dos conteúdos passados pela televisão não são para os cristãos. O mundo é maligno e nós vivemos nele, mas, como cristãos, não somos dele. As famílias devem voltar mais para si, priorizando valores. Muitos dizem que a TV é o espelho da vida, mas não da vida de um cristão. O espelho da vida de um salvo por Jesus é a Bíblia. São os valores contidos nela que devemos copiar"Diariamente, os cristãos são confrontados com programas que derrubam por terra tudo o que a Palavra diz ser "bom e agradável". Nos programas de humor, parece que só vai haver risada do público se for feita uma piada imoral ou se aparecer na tela uma mulher seminua, ou até mesmo nua. Nos talk shows, as guerras encontradas no seio de milhões de famílias são tratadas como um grande circo. Já nas novelas e nos reality shows, o espaço está cada vez mais dominado pela promiscuidade e pelo homossexualismo."É isso que acontece com o ser humano quanto ao conteúdo televisivo. Temos que saltar antes que nos acostumemos com a água. Não é proibir, mas ter a firmeza de mudar de canal ou desligar a TV quando o que estiver passando não condizer com o que Deus diz. A Bíblia afirma: ‘aquele que é santo, santifique-se ainda mais' (Apocalipse 22:11). Se não formos radicais quanto a valores, vamos nos acostumar com a água e morrer. Se não formos radicais, vamos perder a única coisa que temos de valor, que é a nossa salvação" Quem educa as nossas crianças?
Se o conteúdo televisivo já corrompe os valores dos adultos, o que dizer das crianças e adolescentes? Ainda em formação de valores, eles são influenciados com mais facilidade e devem ser orientados desde cedo, como diz a Bíblia: "Ensina o menino o caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6). Mas não basta apenas explicar, é preciso sentar com as crianças, acompanhar os programas de TV e alertar sobre aquilo que não agrada a Deus.

Precisamos aprender a reter o que é bom, selecionar e guardar aquilo que edifica. Manter o coração e a mente voltados para Cristo é o principal caminho para isso, lembrando sempre do que Paulo disse à igreja em Roma: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2).

A realidade mostrada em tantos programas de televisão não é a mesma que Deus quer para as nossas vidas. Vivemos neste mundo, mas não somos dele. Fomos criados para louvor e adoração a Deus e devemos nos lembrar disso quando vamos para a frente da TV escolher um programa. Será que Cristo se sentaria ao nosso lado para assistir também?
Os 10 mandamentos da TV
I - Me porás como Deus em tua vida!
II - Andarás segundo a vontade da mídia.
III - Me porás como babá de tuas crianças.
IV - Ensina o teu filho o caminho do mal e, em tempo algum, ele se desviará dele.
V - Desonra o teu pai e a tua mãe porque esse é o meu primeiro mandamento para seres amaldiçoado.
VI - Em meu nome perverterás todos os teus princípios e valores.
VII - Amarás a mentira e dela serás cativo.
VIII - Chegai-vos para mim e o espírito de consumismo se chegará para vós.
IX - Não terás diálogo em tua casa!
X - Em meu nome não terás tempo para Deus!

Nenhum comentário: